Investimentos em tecnologia


Monitoramento da rodovia 
Sessenta e uma câmeras monitoram 85% do trecho concedido à Triunfo Concepa, possibilitando aos operadores do Centro de Controle de Operações (CCO) visualizar e agir frente a qualquer incidente no trecho. É no CCO que chegam todos os chamados emergenciais da rodovia e de onde parte a logística para o encaminhamento de viaturas, guinchos, unidades de suporte avançado e ambulâncias. As câmeras de monitoramento na Free Way são muito utilizadas por veículos de imprensa do Estado para mostrar, ao vivo, as condições de tráfego para milhares de gaúchos.

Site e aplicativo
O site e o aplicativo da Triunfo Concepa disponibilizam informações relevantes em tempo real sobre a trafegabilidade do trecho concedido, por exemplo: quantos veículos estão passando por minuto em diferentes pontos da estrada, alertas, imagens de câmeras de monitoramento, etc.

Energia limpa na transmissão de câmera da Free Way
Desde julho de 2008 a Triunfo Concepa utiliza energia limpa na transmissão de dados da câmera de monitoramento localizada no km 61 da BR-290/RS. Os equipamentos são alimentados por um conjunto de paineis fotovoltaicos e uma turbina eólica conectados a um banco de baterias. A energia solar e a força dos ventos, que são duas das principais fontes de energia limpa, possibilitam a transmissão das imagens em tempo real. No km 49, desde 2015, também há uma câmera que funciona por meio de painel fotovoltaico. Além disso, os 128 call boxes da rodovia são alimentados por meio de paineis fotovoltaicos. 

Radiovia
Previsto no Decreto Federal 90.390, de 1984, o serviço de radioestrada nunca havia saído do papel até fevereiro de 2004, quando a Triunfo Concepa colocou no ar a pioneira Radiovia Free Way FM 88.3. Primeiro serviço da concessionária que o motorista aciona sem precisar parar o carro ou mesmo o celular, a Radiovia é a principal fonte de informação e condições da rodovia para quem está na estrada. Educação no trânsito e entretenimento complementam uma programação totalmente voltada ao cliente. Atualmente são 12 transmissores conectados por fibra ótica ao longo do trecho de concessão.

Passagem eletrônica
Buscando mais agilidade e facilitação, a Triunfo Concepa adotou em 2006 um sistema inédito no Estado para passagem automatizada pelas praças de pedágio da concessionária. A partir da colocação de um chip no pára-brisa do veículo, o cliente passa sem parar pelas praças, efetuando o pagamento posteriormente, através de conta corrente previamente habilitada. Em 1998, a concessionária já havia inovado com o Smart Card, que também proporcionava passagem eletrônica, mas com necessidades de pré-créditos e parada na cabine. Atualmente a Triunfo Concepa conta com o sistema do Auto Expresso, serviço da DBTrans, Sem Parar e o ConectCar.

Centro de Controle de Arrecadação
A tecnologia adotada no Centro de Controle de Arrecadação da Triunfo Concepa (CCA) garante a certificação do tráfego passante nas praças de pedágio, com base nos sensores de pista (laser, infravermelho, deformação e contato), além da imagem dos veículos.  

Cimento Portland
O "whitetopping", ou cimento Portland, foi adotado em 17 quilômetros da rodovia onde se diagnosticou a necessidade de substituir integralmente as camadas estruturais do pavimento. Estudos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul apontaram o "whitetopping" como a melhor solução, em contrapartida à remoção de todas as camadas inferiores da pista. O cimento Portland melhora a visibilidade, especialmente à noite, e proporciona maior aderência, sendo apontado como um dos melhores trechos de trafegabilidade na Free Way. A pesquisa completa foi apresentada em Seminário do setor na Agência Nacional de Transportes Terrestres, em Brasília, em 2004.